Couscous à Paulista


Hoje experimentei uma receita diferente com couscous. Cá em casa quase todos gostam de couscous, mas eu costumo fazer em salada e mais no verão. Esta receita é diferente mas muito saborosa e bonita.

Inspirei-me na receita que encontrei aqui e depois fiz algumas alterações (adoro inventar....)

Vou postar a receita original com as minhas alterações.


Ingredientes:

1 cebola ralada ou picada
1 chávena de óleo com uma parte de azeite (claro que usei só azeite para fazer o refogado )
10 tomates picados sem pele e sem sementes (usei uma lata de tomate aos pedaços )
3 cubos de caldo de frango dissolvidos em 1 litro de água quente (usei só um caldo de frango, mas podia ter usado 2 para ficar mais saboroso)
1 pimentão vermelho picado (usei verde pq era o que tinha)
cheiro verde a gosto (salsa e coentros)
1 pimenta dedo de moça picada (??? não usei)
4 ovos cozidos
1 chávena de ervilhas congeladas (esqueci-me das ervilhas....)
1 vidro de palmito(usei espargos)
azeitonas picadas a gosto (umas 12)
2 latas de sardinhas (usei atum)
3 dentes de alho espremidos
1 pacote de farinha de milho flocada (usei couscous, pq só na hora do almoço reparei que a receita falava em farinha de milho......)
1 pires de farinha de mandioca (tb não usei )
Quadradinhos de queijo Feta ( não estava na receita mas a familia adora )




Refoguei a cebola e o alho em azeite, e depois de refogados, juntei o tomate, a salsa e os coentros, o pimento aos pedaços e o caldo de frango. Deixei cozer uns 20 min.


Enquanto o tomate cozia, enfeitei uma forma com rodelas de ovos, espargos e azeitonas

Depois, juntei o couscous ( cerca de 1/2 kg ) ao refogado. Mexi com um garfo, apaguei o lume, tapei e deixei o couscous abrir e absorver a água uns 5 minutos. Rectifiquei o sal e deitei com cuidado na forma, pressionando bem .

Deixei arrefecer um bocadinho e desenformei (nunca acreditei que ia virar sem se desmanchar....).

Para não variar....servi com salada verde.

Comentários

Smas disse…
Eu ando há imenso tempo a namorar essa receita mas cá em casa ninguém gosta de couscous, só eu ;(
E tem um ar delicioso!
Bjs
risonha disse…
pois eu adoro couscous.... mas lá em casa o resto dos risonhos também não se perdem por isso.. acho que vou copiar a receita para fazer em dose mini só para mim.
Marizé disse…
Que apresentação linda.

Beijocas e bom fim de semana
Ficou linda os filhos não gostam de couscous,mas assim são capazes de gostar tenho que experimentar...beijinhos doces
Elvira disse…
Parabéns! Ficou muito bonito. :-)
anna disse…
Duvido que alguém resista a este belo aspecto... fiquei completamente conquistada!
Beijokas.
Goreti disse…
Aqui em casa todos gostam de cuscus paulista, e esse me parece que ficou divino!Me dá um pedacinho....
Olha só , dá uma passadinhano www.discipulanacozinha.blogspot.com e participe do evento, fiaceri deverasmente felizzzzzzzzzzzz!!!!
Laurinha disse…
Super lindo seu cuzcuz, colorido, parabéns!
Beijinhos,
Anónimo disse…
Já está pronta a lista que fazemos todo ano para que seja eleito os melhores blogs gastronomicos. Confira e vote no seu preferido! Em 2007 o grande vencedor foi o blog COMIDINHAS. Este ano pode ser o seu. O resultado sai em Dezembro de 2008. Boa sorte!!!
Marcia disse…
Esse couscous está com uma cara ótima... Eu costumo fazê-lo com camarões - fica muito bom! bjs