sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Couscous à Paulista


Hoje experimentei uma receita diferente com couscous. Cá em casa quase todos gostam de couscous, mas eu costumo fazer em salada e mais no verão. Esta receita é diferente mas muito saborosa e bonita.

Inspirei-me na receita que encontrei aqui e depois fiz algumas alterações (adoro inventar....)

Vou postar a receita original com as minhas alterações.


Ingredientes:

1 cebola ralada ou picada
1 chávena de óleo com uma parte de azeite (claro que usei só azeite para fazer o refogado )
10 tomates picados sem pele e sem sementes (usei uma lata de tomate aos pedaços )
3 cubos de caldo de frango dissolvidos em 1 litro de água quente (usei só um caldo de frango, mas podia ter usado 2 para ficar mais saboroso)
1 pimentão vermelho picado (usei verde pq era o que tinha)
cheiro verde a gosto (salsa e coentros)
1 pimenta dedo de moça picada (??? não usei)
4 ovos cozidos
1 chávena de ervilhas congeladas (esqueci-me das ervilhas....)
1 vidro de palmito(usei espargos)
azeitonas picadas a gosto (umas 12)
2 latas de sardinhas (usei atum)
3 dentes de alho espremidos
1 pacote de farinha de milho flocada (usei couscous, pq só na hora do almoço reparei que a receita falava em farinha de milho......)
1 pires de farinha de mandioca (tb não usei )
Quadradinhos de queijo Feta ( não estava na receita mas a familia adora )




Refoguei a cebola e o alho em azeite, e depois de refogados, juntei o tomate, a salsa e os coentros, o pimento aos pedaços e o caldo de frango. Deixei cozer uns 20 min.


Enquanto o tomate cozia, enfeitei uma forma com rodelas de ovos, espargos e azeitonas

Depois, juntei o couscous ( cerca de 1/2 kg ) ao refogado. Mexi com um garfo, apaguei o lume, tapei e deixei o couscous abrir e absorver a água uns 5 minutos. Rectifiquei o sal e deitei com cuidado na forma, pressionando bem .

Deixei arrefecer um bocadinho e desenformei (nunca acreditei que ia virar sem se desmanchar....).

Para não variar....servi com salada verde.

10 comentários:

Smas disse...

Eu ando há imenso tempo a namorar essa receita mas cá em casa ninguém gosta de couscous, só eu ;(
E tem um ar delicioso!
Bjs

risonha disse...

pois eu adoro couscous.... mas lá em casa o resto dos risonhos também não se perdem por isso.. acho que vou copiar a receita para fazer em dose mini só para mim.

Marizé disse...

Que apresentação linda.

Beijocas e bom fim de semana

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Ficou linda os filhos não gostam de couscous,mas assim são capazes de gostar tenho que experimentar...beijinhos doces

Elvira disse...

Parabéns! Ficou muito bonito. :-)

anna disse...

Duvido que alguém resista a este belo aspecto... fiquei completamente conquistada!
Beijokas.

Goreti disse...

Aqui em casa todos gostam de cuscus paulista, e esse me parece que ficou divino!Me dá um pedacinho....
Olha só , dá uma passadinhano www.discipulanacozinha.blogspot.com e participe do evento, fiaceri deverasmente felizzzzzzzzzzzz!!!!

Laurinha disse...

Super lindo seu cuzcuz, colorido, parabéns!
Beijinhos,

Deghust disse...

Já está pronta a lista que fazemos todo ano para que seja eleito os melhores blogs gastronomicos. Confira e vote no seu preferido! Em 2007 o grande vencedor foi o blog COMIDINHAS. Este ano pode ser o seu. O resultado sai em Dezembro de 2008. Boa sorte!!!

Marcia disse...

Esse couscous está com uma cara ótima... Eu costumo fazê-lo com camarões - fica muito bom! bjs