A receita do Bolo-Rei


O Bolo Rei foi aprovado por maioria (não absoluta porque eu não gosto....).
Deixo a receita com as minhas adaptações à máquina do pão.

Ingredientes:


750 g de Farinha

30 g de fermento de padeiro (uma saqueta de fermento em pó)

150 g de manteiga ou margarina

150 g de açucar (usei 100 g e 3 colh de sopa de mel )

150 g de frutas cristalizadas ( a quantidade foi posta a "olho" )

150 g de frutos secos ( também a "olho" )

4 ovos

1 limão e 1 laranja( n encontrei o limão e a laranja na execução da receita, por isso usei so a raspa )

1 dl de vinho do Porto

1 colh. de sobremesa ( rasa ) de sal grosso.

Fiz assim....

Dissolvi o sal num pouquinho de água, deixei as frutas cristalizadas a macerar no vinho do Porto durante meia hora. Escorri as frutas e coloquei o vinho do porto num copo medidor. Juntei no mesmo copo os ovos, o mel e acrescentei o resto com água até fazer 4 dl.

Coloquei o os 4dl de liquido na formada máquina. Por cima da água juntei a farinha, a manteiga bem molinha (aqueci um pouquinho no micro-ondas ) e o fermento.

Programei a máquina do pão para amassar sem coser. Fui controlando a consistência da massa e tive que acrescentar mais um pouco de farinha até a massa ficar com uma consistência elástica , mas não muito dura.

Juntei as frutas cristalizadas e os frutos secos um bocado depois da máquina apitar, para não se desfazerem.

No final do programa tirei a massa para um tabuleiro forrado compapel vegetal, moldei o bolo e coloquei uma forma no meio para o buraco não fechar. Deixei levedar mais meia hora ( dentro do forno morno +- 40ºc) no final enfeitei com fruta cristalizada e açucar e levei a cozer em forno mt quente (220º).

Espero que corra bem. Eu fui um pouco por tentativas e saiu bem (para quem gosta....)

Boa sorte.

Comentários

virtual chef disse…
Tinha pensado em fazer um Bolo Rei na minha máquina, mas acabei por fazer o Dresden Stollen. O sabor é muito parecido com o nosso Bolo Rei, mas tem menos frutas cristalizadas.
Parabens, o seu bolo ficou com muito bom aspecto e não duvido que o sabor seja a condizer.
Beijo.
risonha disse…
eu acho que te saíste muito bem. pelo menos o aspecto do bolo é óptimo. e sendo feito na máquina de pão melhor ainda
Anónimo disse…
olá, ando há algum tempo à procura de uma receita de bolo-rei para a minha máquina do pão porque não gosto muito de frutas e assim posso fazer a gosto aproveitando a MFP. O seu tem um aspecto delicioso. Também vou tentar.