Eram para ser pasteis de massa tenra....




Eram para ser pasteis de massa tenra, mas com todo o tempo gasto a fazer os doces de Natal e massa para bolachas de gengibre a hora do jantar chegou num instante e não deu tempo para esticar os pastei....

Inventei esta tarte e saiu muito bem. A receita da massa tenra afinal tambem fica dliciosa a forrar uma tarte.

Para o recheio fiz assim....

Piquei 1/4 de um lombardo pequeno na Bimby e reservei ( dei uns toques turbo e ajudei com a espátula para ficar homogéneo)
Piquei 1/4 de chouriço, uma cebola e uma cenoura, juntei azeite( cerca de 1 dl) e refoguei 6 min, temp 100, vel 1,5
Depois do refogado pronto juntei 500 g de carne picada, 1/2 cerveja e temperei com sal e pimenta preta moida na hora.
Refoguei mais 3 min temp 100 vel 1,5 e depois juntei o lombardo picado e rectifiquei os temperos ( juntei um pouco de cominhos).

Para a massa usei a receita da massa tenra do livro da bimby

50 gr manteiga
20 gr azeite
100gr água
270gr farinha sem fermento
1 pitada sal

Coloquei no copo a manteiga e o azeite e programei 2m t100 vel 2.Depois juntei a agua a farinha e o sal e misturei 20s vel 6. Deixei repousar 1/2 hora no frigorifico.

No final como o tempo não era muito, forrei uma tarteira com a massa , deitei parte do recheio la dentro e salpiquei com queijo ralado

levei ao forno ate a massa estar cozida e o queijo dourado.

Comentários

ameixa seca disse…
Ficou com óptimo aspecto. E o que deu para fazer se calhar ficou melhor do que "era para ser" :)
Unknown disse…
Ficou com óptimo aspecto!

Isto realmente não há como ser desenrascada! Acho que vou imitar essa alteração de última hora!

:)
Nysa disse…
gostei mesmo muito desse recheio!!! hum...
Tia Simpa disse…
Olá!
Descobri hoje o seu Blog, no forum dos Bimbólicos, e estou a adorar ver as suas receitas não só da Bimby como as que não são, e tenho estado a vasculhar....Li o post
do empadão de Alheira e dei comigo a rir porque já me aconteceu o mesmo... Por isso lembrei-me de partilhar consigo uma receita que me lembrei de fazer numa hora de aperto também com uma (1) só Alheira para 3 pessoas..... Não sei se é original, mas saiu-me na altura sem nunca ter ouvido falar.... Acontece!
Como tinha uma embalagem de massa folhada(da de compra no supermercado...)para fazer folhados de salsicha, lembrei-me de fazer um folhado Grande de Alheira! e bem.... ficou DIVINAL!!! sem mais nada, apenas o pincelei por cima com gema de ovo para ficar mais bonito. Apenas um "senão"... para a próxima vou fazer 2 (dois) folhados porque a adesão foi tão grande que vou ter que redobrar a receita!!!
O acompanhamento foi só salada de Agrião! Barato e muito, muito bom.
Vou continuar a vir aqui! Obrigada pelas receitas.
Não importa o q era para ser,o que importa foi o que ficou e o que ficou estava com um aspecto óptimo:)
GreyScale disse…
E ficou com excelente aspecto!
Anónimo disse…
Ficou muito legal esta receita, imagino que deve ter ficado uma delícia também. Abraços
SusanaG disse…
Este recheio estás com um aspecto divinal! Adorei.
Talita disse…
Que massa bonita! Pensei que fosse de compra, me surpreendeu!
FOFIS disse…
Ficou muito bom, legal fofis