Polenta com Cogumelos Porcini e Carne


Hoje decidi usar os cogumelos porcini e fazer uma polenta. Só novidades......Acho que a farinha de milho que se usa na polenta é mais grossa, mas esta fica polenta fina. Vamos ver o que vai dar....
No norte de Portugal, existe o hábito de fazer papas de farinha de milho para acompanhar carne. Hoje inventei umas papas de milho já com carne misturada. Uma luso-italianada...


E dedicado a todas as cozinheiras de papas....


Pra que viva a cozinheira,
Que tão boas papas fez!
Confesso por esta vez
Que bem me sabe e me cheira.
O Papa, em sua cadeira,
Vestido de estola e capa,
Não faz cousa assim tão guapa.
A cozinheira faz mais:
O Papa faz cardeais,
A cozinheira faz papa!


Manuel Maria Barbosa du Bocage



Vamos então à receita


Ingredientes



250 g Farinha de milho para polenta ( eu usei farinha de milho fina)
100 g de água
cogumelos porcini secos
300 g de manteiga ( pus só 100 g)
250 g de Mascarpone
Azeite
2 dentes de alho
sal, pimenta e louro
Queijo ralado


Fiz assim....



Pus os cogumelos de molho em agua fria durante 10 min. Num tacho pus a água a ferver com sal e deitei depois a farinha de milho em chuva , sempre a mexer para não ganhar grumos durante 8 minutos ( claro que ganhou grumos e muitos, mas passei a varinha mágica e desapareceram )
No final juntei a manteiga e mexi.
Deitei numa assadeira untada.


Numa frigideira, fritei em azeite os alhos, os cogumelos e depois a carne, até ficar castanha. Juntei o mascarpone e um pouco da água de demolhar os cogumelos ( cuidado para não levar areia) temperei com sal pimenta e uma folha de louro e deixei ferver uns 5 min.




Por cima da polenta deitei o molho da carne , queijo ralado e um pouquinho de parmesão.



Levei ao forno para gratinar.
Servi com muita salada de alface, rúcula, chicória, tomate cereja e milho.
Estava muito bom. A familia inteira aprovou.

Comentários

Lena disse…
Ana

Muito obrigada por visitar o meu blog.
eu não conheço curso em Portugal mas, eu sei que a Marcela Sanchez ( www.marcelasanchez.com ), que é uma boleira muito especial e que me ensinou praticamente tudo sobre modelagem, esteve dando curso em Portugal este ano. Entre no site dela e entre em contato. Ela é ótimo e muito solícita.
Sobre a polenta - estou com "água na boca", vou fazer.


beijos


Maria Hlena
Laurinha disse…
Porcini é tudo de bom, adoro!
Beijinhos,