sábado, 15 de dezembro de 2007

Alheiras com batatas e grelos



Hoje o almoço foi uma delícia......não podia deixar de partilhar esta pequena maravilha.

Hoje como estáva a familia toda junta para o almoço, provámos as alheiras que trouxemos de Trás-os-Montes. É impossível encontrar iguais porque cada cozinheira dá um toque especial às suas alheiras.Acreditem que estas são divinais.

Para quem não sabe....

"Segundo a tradição, este enchido terá sido criado por cristãos novos que, em segredo, continuavam a guardar costumes da sua renegada religião judaica, a fim de dar a entender a toda a sociedade que eram cristãos assumidos e bem integrados. Como o judaísmo proíbe o consumo da carne de porco, alguns dos supostamente recém convertidos teriam inventado um chouriço onde discretamente a carne de ave substituía a carne de porco, tradicional entre os cristãos. Desta forma, nas primeiras alheiras foram usadas várias carnes alternativas ao porco, tais como vitela, coelho, peru e galinha.
A suposta ligação da alheira com os novos cristãos talvez não passe de uma ideia romântica popular, e não há factos concludentes que a suportem. Parece mais certo que o seu aparecimento esteja ligado ao próprio ciclo de produção de fumeiros caseiros, ou simplesmente à necessidade de conservação das carnes dos diversos animais criados e para consumo próprio.Na região de origem a norte de Portugal (Trás-os-Montes) a alheira é consumida grelhada, ou assada em lume brando, acompanhada por batata cozida com um fio de azeite, e legumes da época variados. Mais a sul o mais natural é encontrar os menus com a alheira frita, batatas fritas, ovo estrelado e saladas de alface e tomate. Por vezes, é também acompanhada por grelos de couve. É uma presença habitual nas ementas dos restaurantes de todo o país"

Depois desta pequena introdução,vou contar-vos como fiz....

Assei as alheiras no forno em cima de uma grelha para escorrer a gordura. Ficam sequinhas e com a pele a estalar.
Acompanhei com grelos cozidos e salteados em azeite e alho e com batatas cozidas e tambem passadas por azeite alho e colorau.

Sirvo sempre com uns gomos de laranja para dar côr e refrescar o paladar.


Um almoço divinal.....

12 comentários:

Vinni disse...

Hummm...pra mim as batatinhas e os brócolis chamaram mais atenção..rs
Com certeza não será a opinião da maioria, né?! :]
Beijinhos pra vc, tá?!!

Marcia disse...

Ana, esse prato está com uma aparência deliciosa! Meu sogro (que tb é português) tem loucura por alheiras; vou passar a receita para ele. Bom final de semana! Bjs.

Carla disse...

Que belo prato! A minha mãe é de Mirandela e sempre que lá vamos trazemos um carregamento de alheiras (e outras especialidades). Também as servimos com grelos e batatas mas costumamos fritá-las, para a próxima experimento no forno!


Bjs bom fim de semana!

risonha disse...

eu amei a ideia de fazer as alheiras no forno pois normalmente comem-se sempre fritas, o que me enjoa um bocado. picas a pele antes de colocare no forno, certo?

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Adorei as alheiras assadas nunca fiz...mas estas estão divinas...receita guardada...beijinhos doces

Laurinha disse...

Concordo com você um almoço divinal!!!
Beijinhos,

scalabis disse...

Que delícia! É um dos meus pratos favoritos!

anna disse...

As alheiras são um belo petisco, então quando são caseiras, nem se fala.
Gostei da ideia de as grelhar no forno, eu costumo usar o grelhador.
Ficou linda, as minhas costumam rebentar mais ou menos,,, lol
Beijo.

CRIS do Mix (BRASIL) disse...

Que almoço especial! também andeo olhando suas receitas natalinas, estão maravilhosas. Parabéns!
Beijinhos

Goretti disse...

Gosto muito de alheiras, mas é muito difícil arranjat de boa qualidade. Gostei da versão assadas no forno que não conhecia...
beijinhos
Goretti

Marizé disse...

Adorei esta forma de cozinhar as alheiras!

Que delicia.

Beijocas

sandra disse...

Humm adoro... os meus pais têm um casal amigo de V. Real que fazem umas alheiras só com carne de aves são deliciosas. Gostei da ideia da grelha. Bjs.