Hoje o almoço foi.....Fricassé de Pato com canela(Trás-os-Montes)


Hoje para o almoço fui dar uma voltinha até a sabores de Trás-os-Montes e fiz um fricassé de pato com canela. Diferente mas delicioso. A receita aconselhava arroz dos miudos no forno para acompanhamento, mas como o pato não trazia miudos, aproveitei o forno estar ligado e fiz umas batatas também retiradas do mesmo livro ( Cozinha Transmontana ) e claro.....muita salada de alface e laranja.



Cortei o pato aos pedaços e temperei com sal e limão ( tirei a pele para n ser tão gordo e porque estava cheiiiiiiiiiiia de penugem....). Deixei ficar a tomar gosto durante uma hora. De seguida reguei com um pouquinho de azeite e foi a assar .

Ficou assim....

Enquanto o pato assava, fiz um refogado com azeite e bastante cebola. Reguei com agua e deixei apurar bem. Quando o pato estava assado, juntei ao refogado o pato e o molho do assado, um pouco de água e deixei cozer durante uns 15 minutos.

Á parte fiz um molho com 3 gemas, bastante salsa, pimenta (uso sempre mistura de 5 pimentas moida na hora) 2 colh. de cha de canela e sumo de limão.

No final, quando o pato está bem macio, juntar mais um pouco de agua para ficar com bastante molho, deixar ferver e juntar a mistura das gemas mexendo bem para a gemas não talharem.

Servir bem quente e polvilhado com salsa picada.

Na receita diz para acompanhar com arroz do miudos do pato no forno, polvilhado com canela.

Comentários

® disse…
Aninha :]
Desculpe minha falta de conhecimento...mas o que é ''trás-os-montes''?!:}
Estou gostando muito de aprender tuas receitas e dicas, tá?!
Beijinhos procê!!
Trás-os-montes é uma região a norte de Portugal. Um lugar muito bonito, com comidinha tão saborosaaaaaaaaaaaaaa.
Bjokas