Sardinhas recheadas enroladas e assadas com pinhões e ervas frescas


Foi a foto desta receita que me levou a comprar este livro do Jamie Oliver. Andava à espera de encontrar sardinhas boas para experimentar. Esta semana, finalmente encontrei as sardinhas ideais e vesti-as com roupa de festa. Ficaram uma delícia. Até os rapazes gostaram.....as humildes sardinhas fizeram mesmo um almoço especial.

A parte mais aborrecida desta receita é arranjar as sardinhas (confesso que pedi à minha mãe para as arranjar ). Foram limpas de cabeça, tripas e escamas. Depois foram abertas e retirada a espinha do meio. Ficam espalmadas assim tipo um bacalhau pequenino....

Temperei com sal, pimenta raspa e sumo de limão.


Enquanto as sardinhas tomavam gosto, fiz um refogado com uma cebola e azeite, deixei alourar e juntei um dente de alho. A receita dizia para juntar funcho picado ( não usei porque não tinha ) e deixar cozer.

Deixei arrefecer o refogado e depois juntei 4 tomates picados, 1/2 pimentão vermelho picado, salsa e mangericão picados, e 6 fatias de pão picados na 1,2,3.

Misturei tudo muito bem e espalhei um bocado no fundo de um tacho de barro preto.

Enrolei cada sardinha com um pouco da mistura no meio e dispus no tacho de barro.

e depois, por cima o resto da mistura, uma mancheia de pinhões e a rama do funcho picado ( que eu não tinha ). Reguei com azeite e levei ao forno até estar bem tostadinho.

Acompanhei co batatinhas cozidas com casca e depois descascadas e temperadas com molho de salsa e limão ( azeite, um dente de alho, limão, sal e muita salsa )

Comentários

anna disse…
Quem diria, um requinte destes feito a partir de sardinhas...
Assim, sem espinhas, até os meus iriam gostar, mas imagino a trabalheira.
Beijocas.
Goreti disse…
esse Jamie oliver é o máximo, e ainda com vc a executar suas receitas...

Aqui no Brasil, a forma mais popular de se comer sardinha é aberta como sua mãe arranjou , temperadas, passadas numa mistura de farinha de trigo e fubá(50/50) e fritas em imersão...uma delícia, pinga-se umas gotinhas de limão..ai ai..experimenta, tenho certeza que vão gostar, se é que já não provaste.

Beijos!!!
BETO disse…
Oi Ana. Tenho um blog culinário que mostra receitas passo a passo e também minha principal paixão, os bolos decorados. Gostei muito do seu blog e adicionei o endereço à minha lista de blogs que vou visitar sempre. Faço o convite para conhecerem meu blog, e, caso acharem que mereço um link no seu blog, ficarei muito grato. Obrigado, BETO.
Marcia disse…
Ana, estou aqui lambendo a tela do computador! Teu blog delicioso vive me deixando cheia de vontades. ;) Chegamos ontem; senti tua falta! Bjs
claudia disse…
mszUma maneira muito diferente de comer sardinhas...parece um prato delicioso!
ameixa seca disse…
Olá!
Gostei muito do seu blog. Tem receitas maravilhosas.
Bom fim de semana.
Vou lincar o seu blog no meu para visitar :-)
Parabéns! Que prato lindo...
Unknown disse…
Boa tarde
Conhece a Salicórnia da Salina Eiras Largas da Figueira da Foz, em Portugal?
Uma planta halófita que dá para substituir o sal nalguns pratos, como por exemplo nas Saladas.
À venda na loja do AgriCabaz em Coimbra. Envio pelo correio.
http://agricabaz.blogspot.com/
agricabaz@gmail.com
Obrigada