Farinheira com ovos mexidos



Já vos aconteceu precisarem de descongelar a arca frigorifica, mas não conseguir que ela fique quase vazia? Ando nesta luta há umas duas semanas......Agora tem mesmo que ser. Vou começar, de uma maneira sistemática a tirar para as refeições a primeira coisa que me vier à mão....depois logo vejo o que faço com ela. Preparem-se para algumas surpresas......:)


Hoje para o almoço calhou um maranho e uma farinheira que veio do Alentejo no na passagem de ano. O que fazer? Cozi o maranho em àgua e hortelã, e fiz a farinheira com ovos mexidos para comer em cima de umas fatias de pão torrado ( hummmmmmm). Como eramos só 3 a almoçar deu pefeitamente para um almoço mais ligeiro (???) com uma deliciosa salada de alface com queijo de cabra e azeitonas pretas....


Fiz assim...

Alourei 2 dentes de alho num bocado de azeite e quando estávam lourinhos deitei la dentro a farinheira que fui desfazendo com uma colher de pau. Deixei fritar m bocadinho mexendo sempre. Esfarelei miolo de pão duro e fritei juntamente com a farinheira. Quando já estáva tudo bem lourinho, juntei os ovos (6) bem batidos e com um bocadinho de pimenta e fui mexendo até os ovos estarem cozidos mas não secos.Devem ficar bem macios.

Enfeitei com salsa picada e servi com torradinhas de pão de centeio.

Estava uma delícia. Claro que depois desta refeição " light" lá fui beber o meu cházinho vermelho para compensar. ;)

Comentários

anna disse…
Adoro este petisco de farinheira, eu aprendi a fazer na Beira Baixa... Mas os meus olhinhos pararam mesmo foi nos maranhos...
Beijos.
Marizé disse…
Adoro petiscos assim nas tardes de Inverno.

Beijocas
risonha disse…
vocês nem imaginam o que eu gosto destas petiscadas, com um grupo de amigos á mesa, tudo á conversa.... adorei as fotos
Marcia disse…
Esse petisco deve ser um pedacinho do céu - amei! As fotos estão lindas. Bjs
turbolenta disse…
Refeições estilo petisco são sempre bem recebidas.
Eu gosto!
boa semanagpnrwa
turbolenta disse…
Refeições estilo petisco são sempre bem recebidas.
Eu gosto!
boa semana
Anónimo disse…
Boa dia!!!

Ana visitei o seu blog pela primeira vez e fiquei fã, reparei que fez um workshop em Lisboa, será possível dar-me o contacto para ver se fazem no Porto pois adorava aprender a fazer bolos com decorações lindas como os seus.

Obrigada

clarindaoliveira@gmail.com